sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Visite Curitiba


Eu estou a um bom tempo sem blogar, mas é por um bom motivo. No último fim de semana, fugi um pouco do trabalho e viajei para Curitiba com a minha esposa. Foi a minha primeira visita a cidade, e gostei muito da experiência. De fato é uma cidade modelo, muito fácil de se localizar, cheia de parques, com muito verde, bem iluminada a noite, com muitas placas indicativas e um trânsito muito fluido, tanto que nem parece o trânsito de uma capital(comparando com São Paulo, lá é o céu). Claro que posso estar exagerando um pouco, mas pelo menos essa foi a minha experiência nos três dias que passei por lá.

Foi uma viagem turistica mesmo, sem maiores pretenções. Conhecemos o Jardim Botânico, com os seus enormes jardins, sua estufa inspirada no castelo de cristal e seu bosque com um pedacinho da mata nativa da região. Também fizemos o passeio de trem até morretes, atravessando a serra do mar. A ferrovia é cheia de história, foi construida há mais de 100 anos e é utilizada até hoje por trens de carga para escoar a produção paranaense até o porto de paranaguá. As paisagens da serra do mar são incríveis e é admirável imaginar que a ferrovia foi construida no tempo do império, pois ela passa por regiões onde o acesso é muito díficil.

Conhecemos a ópera de arame, que é uma sala para apresentações, e a impressão que se tem ao olhar pela primeira vez, é que toda a estrutura foi feita em arame e está sobre um lago, mas é só impressão. Aproveitamos para conhecer o Madalosso (valeu a dica Andrew), que é o maior restaurante do Brasil e o segundo maior do mundo. Segundo o tiozinho do estacionamento(que disse que o site deles está desatualizado), eles já atenderam mais de 6.000 pessoas em um único dia. A comida é muito boa e o preço também, um ótimo custo x benefício, recomendo. Durante nossas andanças, ainda demos uma passeada pelo batel, que é um bairro nobre de Curitiba e fica pertinho do centro, é um bairro muito bonito e tranquilo, tem shoppings, barzinhos, restaurantes e baladas.

Mesmo com todos estes atrativos, quero chamar atenção para uma "atração" que nem é tão conhecida assim, e foi o que mais me surpreendeu durante a viagem, que é o Museu Oscar Niemeyer. Começa que o prédio foi projetado pelo próprio Niemeyer, o que já é algo que não se vê todo dia. O prédio tem uma arquitetura muito bonita, com muito espaço, muito verde e um design único. Se todo o prédio estivesse vazio já valeria a visita pelas rampas de acesso, pela estrutura das salas, pelas possibilidades de iluminação, e pelo túnel que liga o prédio principal ao "olho" e pelo próprio "olho", que é uma enorme estrutura semelhante a um olho que fica sobre uma grande coluna no meio de um pequeno lago bem em frente ao prédio principal do museu. Como se isso não bastasse, o museu tem um acervo invejável, com muitas obras e objetos pessoais de Tarsila do Amaral, muitas exposições de obras e fotografias. O lugar é enorme, tanto que nós visitamos somente metade das salas de exposição e olhe lá. Também há salas que passam vídeos o tempo todo, um espaço para educação cultural para crianças, uma lojinha de souvenirs e ainda uma grande exposição com fotos, textos e maquetes sobre Oscar Niemeyer. E o melhor de tudo, você pode ver tudo isso por apenas R$ 4,00 hehe.

Nenhum comentário: