quarta-feira, 11 de março de 2009

Processo de Certificação Scrum

O processo de certificação em Scrum é um pouco diferente das certificações que vemos no mercado atualmente. Para esclarecer um pouco melhor este processo, vou colocar abaixo uma interpretação minha do processo de certificação. A descrição oficial, está aqui.


No primeiro nível de certificação, que seriam os treinamentos de Certified Scrum Master e Certified Scrum Product Owner, a pessoa apenas recebe o treinamento de um Trainer aprovado pela Scrum Aliance. Este treinamento atesta que o participante possui conhecimento e é capaz de aplicar o Scrum, mas não comprova experiência ou habilidade.

No segundo nível de certificação, a pessoa precisa responder a uma série de questionamentos sobre a utilização de Scrum em um projeto em que participou. Estes questionamentos são avaliados por uma comissão da Scrum Aliance, que pode fazer novos questionamentos para esclarecer algo que não esteja claro. Esta comissão verifica se no projeto avaliado os conceitos de Scrum foram seguidos corretamente, conferindo (ou não) o título de Certified Scrum Practitioner. Nesse nível, a certificação também atesta experiência e habilidade com a implantação e utilização de scrum.

No terceiro nível da certificação, a pessoa passa a ter um tutor, que vai treiná-la para a realização de treinamentos de novos Certified Scrum Masters e Certified Scrum Product Owners, ou então atuar como coach de Scrum em organizações. A impressão que tenho, é que este nível da certificação é algo parecido com um "treinamento Jedi", mestre e aprendiz. Quando o tutor decidir, o candidato passa por uma avaliação, onde uma comissão pode aprová-lo como Certified Scrum Trainer ou Certified Scrum Coach. Nesse nível, a certificação atesta que a pessoa é capaz de transmitir conhecimento para outras pessoas que estejam interessadas em aprender Scrum.

Concordo quando pessoas da comunidade ágil dizem que os nomes devam ser diferentes, pois não demonstram fielmente o objetivo de cada nível de certificação. De qualquer forma gostei muito do processo de certificação, acho muito mais honesto que muitas das certificações "decore o livro, responda o questionário de Xzinho e você será um super especialista no assunto", que vemos por ai. Talvez os nomes pudessem ser diferentes, para deixar mais claro o significado de cada nível, mas isso é outra história.

Notícia +/- de última hora: Segundo o site da Scrum Aliance, há um novo sistema de avaliação em fase de aprovação, onde as certificações para CSMs e CSPOs serão realizadas através de uma prova e não mais pelo feeling dos trainers. Até onde entendi, a cada 2 anos a pessoa precisaria fazer uma nova prova comprovando que está atualizando seus conhecimentos e renovar a certificação. Os detalhes serão finalizados na Scrum Gathering Orlando, em breve teremos novidades.

4 comentários:

Juliana Nóbrega disse...

Olá!

Você conhece algum link que possua material de certificação SCRUM? E livro? De preferência em Português.

Milton Roman disse...

Quando você faz o curso de Certificação você já recebe um material legal. Além disso, há o SCRUM Guide, que tem sua versão em português no link http://www.scrum.org/storage/scrumguides/Scrum%20Guide%20-%20PTBR.pdf#view=fit.

O SCRUM Guide dá uma boa base, e além dele tem muito material bom na internet, só dar uma pesquisada que há inúmeros sites que falam sobre métodos ágeis.

Qualquer outra dúvida, fique a vontade para entrar em contato.

Alex Brasil disse...

Milton,

Estou procurando entender o processo de Certificação Scrum e estou um pouco confuso : há 2 órgãos que fazem a Certificação pelo que entendi lendo por aí : Star Alliance e Scrum.org ?

Me disseram que uma tem mais valor no mercado que a outra. É verdade ?

No site Scrum.org pelo que li a certificação PSM I é realizada através de uma prova on-line (o curso é opcional).

Já na Certificação PSC II, é obrigatório que a pessoa tenha a Certificação PSCM I e faça uma prova com questões de múltipla escolha e dissertativas (estudos de caso).

Você sabe me dizer se é isso mesmo ?

Milton Roman disse...

Quando eu fiz o Certified Scrum Master ainda não existia a certificação do Scrum.org. Havia apenas a certificação da Scrum Aliance, e sinceramente, não sei dizer se uma tem mais valor que a outra, acredito que são equivalentes e que o que existe de verdade é uma briga política entre as duas entidades. Eu recomendo um curso CSM, ou um treinamento equivalente, o conteúdo do curso já vale o investimento.

O que o pessoal da Scrum.org afirma no site é que em geral quem faz PSM tem mais conhecimento do que os CSMs porque a prova deles exige um percentual maior de acerto para aprovar o candidato.

Eu fiz o CSM quando ainda não havia prova, e por farra fiz a provinha do Scrum Open do Scrum.org pelo menos 1 ano depois do CSM, sem me preparar e sem estudar nada, tive 80% de acerto. Qualquer hora desembolso os US$ 50,00 e faço a PSM.