Uma vez, um amigo meu me fez a seguinte afirmação:
"O mais legal do SCRUM é a parte para trabalhar com a equipe."
Sei que deixei a afirmação bem fora do contexto da conversa que tivemos, mas acredito que representa o que muita gente pensa sobre o SCRUM, principalmente quando tem uma primeira impressão. É claro que SCRUM ajuda muito as pessoas a trabalharem juntas, mas está muito longe de ser apenas isso.
Em minha opinição SCRUM é sobre aumentar a eficácia de projetos, e consequentemente de negócios. Melhorar e facilitar o processo de trabalho das equipes é apenas um dos meios através do qual se atinge este objetivo. Ai você se pergunta, WHAT? Vou tentar explicar.
Antes da explicação em si, permita-me diferenciar Eficácia de Eficiência. Eficácia é fazer a coisa certa; já Eficiência é conseguir o melhor custo x benefício para se fazer algo. Portanto, no SCRUM sempre procuramos fazer A COISA CERTA, tenha isso sempre em mente. Muito bem, como?
Quando se inicia um projeto usando SCRUM, as primeiras tarefas do Product Owner são definir a Visão do Projeto e fazer um Backlog Inicial priorizado pelo ROI que cada item pode proporcionar ao Projeto. Já o Time, segue a premissa que sempre deve ser entregue um incremento do produto com qualidade ao fim do Sprint, e isso vale desde o primeiro Sprint. Já o ScrumMaster, tem como principais funções remover impedimentos da equipe, mitigar os riscos do projeto e facilitar a comunicação entre os envolvidos.
Em outras palavras, o Product Owner dever garantir que sejam trabalhados os itens que provavelmente trarão maior retorno ao Projeto seguindo uma idéia original. O Time sempre deve entregar algo que o cliente veja e entenda que possui algum valor e não somente documentações ou frameworks que serão usados como base para o desenvolvimento. Já o ScrumMaster, usando uma metafora, deve manter as engrenagens lubrificadas, para que tudo funcione bem. Trabalhando desta forma, o cliente logo vislumbrará o produto e poderá dar feedbacks rápidos para que a rota do projeto seja corrigida, ou mesmo que o projeto seja cancelado, quando e se necessário.
Todas estas premissas existem apenas para que o projeto seja executado da forma mais eficaz possível. Perceba, que até aqui, em nenhum momento falei sobre equipe. A idéia é sempre trabalhar no que pode trazer um melhor retorno para o projeto e se alguma decisão não foi boa o suficiente, é importante descobrir o mais rápido possível e não apenas no fim do projeto, quando tudo já estará perdido.
Claro que o SCRUM também facilita o trabalho com equipes, mas repito, este é apenas um meio para atingir ao objetivo. Espero ter deixado isso um pouco mais claro, pois muitas vezes vejo as pessoas na contra-mão deste pensamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário