sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Momento Revolta - Tentando reservar quarto em Pousada


Hoje o assunto não é desenvolvimento, nem tecnologia. Quero apenas desabafar sobre uma coisa absurda que me aconteceu a alguns dias. Tudo começou quando eu e minha esposa decidimos aproveitar um dos fins de semana de janeiro para ir a praia, dar uma relaxada. Depois de discutir um pouco, resolvemos que iriamos para o Guarujá. Decidido o lugar, passamos a procurar um lugar para ficar durante o fim de semana. Depois de pesquisar um pouco na internet e pegar algumas referências, decidimos pela pousada canto do forte . Entrei em contato com a pousada, confirmei a data e os valores. A pousada me enviou um e-mail com todas as informações, inclusive as informações bancárias para o depósito dos 50% para a confirmação da reserva.

Como estava dentro do esperado, parti para a próxima etapa, que era o depósito dos 50% para a confirmação da reserva. Fiz o depósito, e conforme as instruções recebidas, enviei o comprovante do depósito por fax para a pousada. Depois disso, começou o pesadelo. Até o outro dia, no período da tarde, ainda não haviam me enviado nada confirmando a reserva. Como esta demora não é muito normal, resolvi entrar em contato com a pousada para saber se eu receberia um e-mail de confirmação, algum voucher ou qualquer outra coisa informando a confirmação da reserva. Qual não foi a minha surpresa, quando a pessoa que me atendeu disse que não havia nenhuma informação sobre a minha reserva no sistema, e pior, mesmo eu tendo feito o depósito ele não poderia confirmar a reserva, pois a pousada trabalhava com no mínimo, 4 diárias para reserva. Haviamos combinado apenas 2 diárias. As minhas opções eram: completar os 50% das 4 diárias, ou ele me devolveria o valor que depositei.

Conversei com o atendente, expliquei que queria que a pousada cumprisse o combinado nos primeiros contatos, afinal, ninguém merece ter que procurar hotéis duas vezes por erro dos outros. O rapaz me disse que a gerência determinou o mínimo de 4 diárias e não haveriam exceções. Pedi para conversar com o gerente, recebi a resposta de que ele não estava na pousada, mas que eu poderia deixar o número da minha conta para a realização do estorno. Falei que gostaria de conversar com o gerente antes de qualquer coisa. Após aproximadamente uma hora, o proprietário da pousada me ligou, dizendo que estava em São Paulo e que por isso não havia me atendido anteriormente. Ele me falou que o problema foi provocado por uma funcionária, que seria demitida por este erro (como se isso fosse do meu interesse). Mais uma vez tentei argumentar, afinal, eu cumpri todas as exigências da pousada, já havia feito o depósito, todos os contatos que havia recebido foram em nome da empres e finalmente, disse que a culpa não era minha se eles erraram e mais uma vez reiterei para que ele, como proprietário, cumprisse com o combinado. Ele me disse que precisava manter o seu controle financeiro e administrativo, e era para isso que existia a política do mínimo de 4 diárias. 

Após esta conversa, me enviaram um e-mail "retificando" o que haviam me falado inicialmente, e mais uma vez dizendo que minhas opções eram o reembolso ou completar o valor para a reserva das 4 diárias. Respondi por e-mail mais uma vez (dessa vez um pouco de teimoso mesmo), que eu esperava mesmo é que a empresa cumprisse com o acordo. Deixei claro que estava me sentindo enganado com toda esta situação e que me certificaria pessoalmente que a empresa também pagasse pelo erro. Afinal, independente de a comunicação da pousada ser falha, ou os funcionários serem incompetentes, a culpa não é minha. No fim, nem se deram ao trabalho de responder ao e-mail ou fazer qualquer outro contato, apenas fizeram a devolução do valor que eu havia pago.

Depois de tudo isso, eu queria mais é o meu dinheiro de volta mesmo. É muita conversa mole, com certeza o dono da pousada não quis "perder" 2 diárias, sendo que, certamente alguém pagará as 4 diárias que ele quer. Eu achei isso tudo uma tremenda falta de respeito, fizeram todos os contatos falando uma coisa, e mesmo após receberem o MEU dinheiro não avisaram que a reserva não seria feita, eu precisei ligar para ser informado disso. E olha, que nem entrei na questão de que isso que esta pousada está fazendo é venda casada, portanto, ilegal. Recomendo fortemente que quem pensar em ir para o Guarujá, fuja dessa tal pousada canto do forte.

Foram mais dois dias pesquisando hotéis e pousadas, mas creio que valerá a pena. Encontrei outra pousada pelo mesmo valor, tão bem localizada quanto a primeira, e que aceitou fazer a reserva apenas para o fim de semana. O melhor de tudo é que o check-out desta nova pousada é até as 18 hrs da tarde, portanto não precisaremos acordar e correr para arrumar malas em pleno domingo de manhã. Poderemos fazer com calma e curtir a viagem ao máximo. Ainda não vou dizer qual é a tal pousada, se ela for boa mesmo, faço um post exclusivo na volta da viagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI MOROEM NOVA VIÇOSA -BAHIA GERENCIAMOS EU E MEU MARIDO UMA POUSADA CHAMADA CATAMARÃ, LI E ACHEI UM ABSURDO O QUE ACONTECEU COM VOÇÊS, OLHA NOS ADORARIAMOS TE-LOS COMO OSPEDES NA NOSSA POUSADA,POR FAVOR SE VC SE INTEREÇAR ENTRE EM CONTATO COM NOSCO, AQUI O CARNAVAL É MUITO BOM, NA NOSSA POUSADA FUNCIONAMOS O ANO INTEIRO COM RESTAURANTE,LANCHONETE E BARRACA DE PRAIA , SE VC QUISER DAR UMA OLHADA ENTRE EM CONTATO COM NOSCO QUE TE MANDAMOS ALGUMAS FOTOS DO LUGAR, ABRAÇOS E UM BOM PASSEIO E DESCANSO.
DAYANE E WILSON